• BRASIL – BR

TESTE DE IMPAIRMENT MUDA O BALANÇO DAS EMPRESAS

Com o bom desempenho da economia brasileira durante a crise econômica mundial, os olhos dos investidores estrangeiros se voltaram para as empresas nacionais.

Afinal, a turbulência econômica pouco afetou os negócios por aqui, o que garante bons resultados financeiros a quem decidir investir.

Além disso, as recentes mudanças nas normas contábeis do país vão facilitar o acesso desses investidores aos números das organizações brasileiras.

As alterações, definidas pela Lei 11.638, vão abranger, ao contrário do que muitos pensam, todas as empresas e não apenas aquelas consideradas de grande porte.

Isso ocorre porque as mudanças foram ratificadas pelo Conselho Federal de Contabilidade, que é o órgão responsável pelas normas contábeis em vigor no país. As mudanças, portanto, valem para todas as empresas.

Entre todas as alterações introduzidas pelas normas contábeis internacionais, que começam a ser empregadas no Brasil, uma das principais é a contabilização dos ativos a valor justo, que é o valor pelo qual eles seriam negociados no mercado, diferentemente do registro pelo custo como ocorria antes.

Nesse sentido, todos os ativos de uma empresa, sejam eles instrumentos financeiros, propriedades para investimento, ativos imobilizados ou até mesmo o ágio (pago no passado por expectativa de rentabilidade futura), deverão estar registrados ao valor justo de mercado.

registrar as perdas de valor do capital aplicado, quando houver decisão de interromper os empreendimentos ou atividades a que se destinavam ou quando comprovado que não poderão produzir resultados suficientes para a recuperação desse valor. Exemplo: a empresa descobriu que o valor gasto no desenvolvimento de novo produto que não irá trazer o retorno financeiro esperado.

Revisar e ajustar os critérios utilizados para a determinação da vida útil econômica estimada e para o cálculo da depreciação, exaustão e amortização. Exemplo: A empresa descobre que um equipamento com vida útil estimada em 10 anos, vai durar apenas 6 anos.

A Globaw® permite às empresas estabelecer uma vantagem competitiva através de um Laudo Técnico, com a determinação precisa da vida util dos ativos,

CONHEÇA TAMBEM

Inventário Patrimonial

Terceirização da Administração Patrimonial

Inventário de Estoques – materia prima / produtos acabados, materiais e produtos de Varejo / Atacado.

Gestão de Compras – Administração de contratos de fornecimento de materia prima, materiais e peças de reposição, ferramental, material de embalagem, material de expediente, contratos de prestadores de serviços, entre outros.

 

 

Globaw© – Lider em Performance.
The Stawfer Group

p

Leave a Comment