• BRASIL – BR

RESOLUÇÃO 367 / 395 E 398 ANEEL

Para atender ao novo regulamento da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a Resolução 367, a Globaw® oferece soluções sob medida específica para empresas concessionárias, permissionárias e geradoras de energia, que inclui, além da oferta para a nova exigência, uma gama de produtos e serviços que envolvem diferentes formas de integração das informações.

As soluções Globaw® é promover a integração da gestão empresarial utilizada por essas companhias aos softwares específicos que fazem parte do core business deste segmento, que são os sistemas de Billing, que faz a mensuração e cobrança aos usuários, e de Geoposicionamento (GIS) para as equipes de campo.

A Globaw® Automatiza o Acervo Patrimonial com interface entre os sistemas específicos “Softwares de Controle” adequando aos preceitos normativos conforme diretrizes da ANEEL.

A nova regulamentação do Manual de Controle Patrimonial do Setor Elétrico ANEEL exige padronização e mais controle de ativos, que está diretamente ligado à revisão tarifária, é natural que haja uma nova demanda das empresas de energia em relação aos seus ambientes sistêmicos;

PROVEDOR DE SOLUÇÕES: GLOBAW® CONSULTING SERVICES

A Globaw® oferece consultoria sob medida em gestão, controle e avaliação patrimonial para empresas geradoras, transmissoras e distribuidoras de energia elétrica.

Apresentamos soluções efetivas para as necessidades relacionadas a s questões regulatórias, de gestão, patrimônio,IFRS e processos de incorporação ou venda.

A Globaw® opera em todo o território nacional e atende as empresas dos mais diversos portes. Nossa equipe diretiva e corpo técnico têm vasta experiência nesta área. O know-how, alinhado com um trabalho contínuo junto aos colaboradores em busca de seu aperfeiçoamento e atualização, garantem a qualidade de nosso trabalho.

As soluções Globaw® comprova que o controle e a gestão adequada do ativo imobilizado é fator essencial e indispensável para uma administração bem sucedida.

ETAPAS PRINCIPAIS NA IMPLANTAÇÃO DA RESOLUÇÃO ANEEL 367/2009

Planejamento do projeto;

Envio de cronograma a ANELL – data limite 23 de setembro 2.011;

Vistoria de ativos elétricos;

Inventário de ativos administrativos;

Realização de treinamentos;

Revisão de procedimentos;

Ajuste da parametrização dos sistemas;

Codificação de base de imobilizados;

Conciliação patrimonial – regulatório;

Migração de dados para o sistema de Gerenciamento Patrimonial;

Adequação dos dados no software de Georreferenciamento

MANUAL DE CONTROLE PATRIMONIAL DO SETOR ELETRICO MCPSE

Identificando a necessidade de revisar os controles patrimoniais existentes, a aneel promoveu no ano de 2008, a revisão da portaria danee n° 815, de 30 de novembro de 1994, tendo em vista as significativas modificações ocorridas na legislação do setor e nas tecnologias de controle patrimonial.

EMPRESAS OBRIGADAS A SUA IMPLEMENTAÇÃO

As instruções, conceitos e normas contidas neste manual são específicas para o “Controle do Ativo Imobilizado” vinculado ao serviço outorgado de energia elétrica e devem ser obrigatoriamente aplicadas por concessionárias, permissionárias e autorizadas de energia elétrica.

OBJETIVO

Padronizar os procedimentos de controle patrimonial adotados no setor elétrico, permitindo a fiscalização das atividades objetos da concessão, permissão ou autorização, pela agência nacional de energia elétrica – ANELL e permitir uma adequada avaliação patrimonial para atendimento das necessidades de valoração de bens e instalações e remuneração do capital investido, mediante estrutura tarifária.

VIGÊNCIA

A utilização da port. 815/94 será encerrada em 31 dezembro 2010 entrando em vigor o novo MCPSE que deverá ser adequado em até dezembro de 2011.

O NOVO MCPSE

A Globaw® já esta auxiliando seus clientes na implantação das diretrizes do MCPSE, trabalhando na revisão de procedimentos, adequação de sistemas e validação de cadastros.

IMPLANTAÇÃO GESTÃO E CONTROLE PATRIMONIAL

Trata-se de um conjunto de ações básicas voltadas a implantar ou otimizar o controle patrimonial das empresas do setor elétrico e ajustá-las a normativa vigente, organizadas na forma de um roteiro pré-definido o que diminui tempo e custo de execução.

ENTRE AS PRINCIPAIS AÇÕES PODEMOS MENCIONAR

Revisão ou redação de processos do imobilizado;

Treinamento aos colaboradores do cliente envolvidos na gestão de ativos

Validação da qualidade dos cadastros de ativo e inventário total quando necessário

Verificação da unitização;

Conciliação físico-contábil;

Migração de dados para o módulo de controle patrimonial do cliente ou implantação do novo MCPSE;

INVENTÁRIOS E AUDITORIAS FÍSICAS DE ATIVOS

Partindo da análise de dados disponíveis, como informações de manutenção, plantas e diagramas unifilares, e definido o cronograma de trabalho junto ao cliente, as auditorias físicas são iniciadas.

Efetuamos também a identificação física “Emplaquetamento dos Ativos”, com a utilização de códigos de barra e estabelecendo os critérios da identificação física no manual de inventário.

CONCILIAÇÕES FÍSICO-CONTÁBEIS DE ATIVOS

Visando a vinculação entre o registro contábil e o bem identificado em campo, a Globaw® vem a agregar conhecimento e técnicas para que essas atividades se transformem em um produto confiável e de valor agregado junto aos analistas e gestores da área de ativo imobilizado.

Os procedimentos para a realização dessas conciliações envolvem a utilização de softwares e a experiência dos nossos consultores, fazendo com que os registros contábeis estejam vinculados com bens físicos que serão gerenciados em processos de baixas, transferências ou capitalização de benfeitorias.

Como produto final, apresentamos as sobras físicas e contábeis juntamente com os possíveis tratamentos ou saneamentos que poderão ser adotados e o acompanhamento para a execução desses procedimentos.

DEPURAÇÃO DE CADASTRO DE MATERIAIS

A Globaw® oferece consultoria especializada para análise dos cadastros vinculados ao processo de imobilização, para diagnosticar problemas e sugerir novos procedimentos e classificações.

Focamos principalmente no tratamento dos materiais, que no processo de unitização constituirão imobilizados, mediante a definição de UAR´s, componentes menores e custos adicionais.

 

 

Globaw© – Lider em Performance.
The Stawfer Group

Leave a Comment