• BRASIL – BR

ATIVO IMOBILIZADO

CPC01 – Redução ao valor recuperável de ativos; CPC04 – Ativos intangíveis; CPC13 – Adoção inicial Lei 11.638/07 e mp 449/08; CPC27 – Ativo imobilizado;

Convergência aos padrões contábeis internacionais lei 11.638/07 – CPC01 04 e 27.

Disgnóstico (teste) necessidade de realização do impairment previsão de perda de ativos e, determinação da vida util e depreciação dos ativos imobilizados.

OS BENS MATERIAIS SÃO:

Imóveis urbanos e industriais;
Veículos;
Máquinas e equipamentos;
Cultivo agrícola e semoventes;
Outros.

NA CATEGORIA DOS INTANGÍVEIS SE INCLUEM:

Fundos de comércio;
Lucros cessantes;
Marcas e patentes;
Outros.

INTERPRETAÇÃO TÉCNICA ICPC 10.

O CPC editou a Interpretação Técnica ICPC 10 com o objetivo de esclarecer assuntos relativos ao CPC 27 Ativo imobilizado e CPC 28 Propriedade para investimento. Pontos importantes a destacar:

Valor depreciável e período de depreciação – O valor depreciável de um ativo deve ser apropriado de forma sistemática ao longo da sua vida útil estimada.

O valor residual e a vida útil de um ativo devem ser revisados pelo menos ao final de cada exercício, e se as estimativas diferirem das anteriores, a mudança deve ser contabilizada.

Avaliação inicial para o ativo imobilizado – Em função da mudança da prática contábil brasileira para a plena aderência ao processo de convergência dessas práticas às internacionais, na adoção inicial do CPC 27, será permitida a utilização do conceito de atribuir novo custo aos bens ou conjunto de bens de valores relevantes ainda em operação que apresentem valor contábil substancialmente inferior ao seu valor justo em seus saldos iniciais, a contrapartida destes ajustes serão lançados na conta do patrimônio líquido denominada “Ajustes de avaliação patrimonial”

Formato de apresentação do imobilizado antes do CPC 27

VALOR ORIGINAL CORRIGIDO (VOC) – DEPRECIAÇÃO ACUMULADA = VALOR RESIDUAL

Formato de apresentação do imobilizado com o CPC 27

VLR ORIGINAL CORRIGIDO(VOC)–VLR RESIDUAL (VLR DE DESCARTE)=VLR DEPRECIAVEL–DEPRECIAÇÃO ACUMUL=VLR CONTÁBIL.

 

 

Globaw© – Lider em Performance.
The Stawfer Group

Leave a Comment